terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

ATRÁS DO POBRE CORRE UM BICHO



Em mil novecentos e cinqüenta e oito, foi um ano de seca. Toda a lavoura se perdeu. O governo decretou seca total. O Governo não sendo possuidor de máquinas de pavimentação de estradas, para não fornecer o alimento gratuito, resolve colocar o braço humano para substituir a máquina, alistou os homens com mais de dezoito anos para fazer a rodagem de Várzea-Alegre a Lavras da Mangabeira.
Juntaram agrupamento de trinta em trinta homens, alojados em barracas de palhas, e nestas barracas, trabalhava a semana de segunda a sexta, ao sábado era para se fornecer e levar o alimento para o restante da família, na segunda-feira rumava de volta para o trabalho.
Com esse envolvimento, todos os homens se esqueceram do Engenho Velho. Zaqueu que tinha melhor situação financeira, não precisou se alistar neste trabalho, então lembrou-se da mulheres do Engenho Velho.
Chegando lá, encontrou todas morrendo de fome. O que vou fazer com tantas mulheres?  Já sei! Vou levar e distribuir uma a uma nas barracas, assim o fez e deu certo.
Negociou com cada chefe de barraca para que no sábado, fosse tirado um pouco de cada trabalhador e doado para a mulher. Acordo fechado! A mulher chegou: um problema surgiu na barraca cento e cinqüenta e seis, onde botar a mulher? Como é sabido por todos que para todo problema existe uma solução. Porém existe jeitinho brasileiro, coloque a rede dela perto da rede do Sr. Quina, ele já era velho e  o problema estava resolvido.
Mas no Brasil não tem jeito, meia noite levaram a mulher para passear na floresta, Chico filho do Sr. Quina, rapaz novo, mas cansado do trabalho pesado dormiu muito, quando acordou só tinha uma pessoa dormindo no barraco. Pensou logo, é a mulher que não quis sair com os amigos. Caminhou de ponta de pé e deu o bote certeiro, e se pegou com a mulher, tanto abraçava como beijava, mas a mulher era brava, era forte, já estava há quase uma hora nesta luta. Um companheiro de trabalho chegou e com muito medo, riscou um fósforo, era Chico pegado com o pai dele, pensando que era a mulher.
Se houve e se não houve alguma coisa entre eles dois, só sabe é que durante o restante do ano, o velho Quina nunca mais aceitou a mulher perto dele.

Juazeiro do Norte (CE), 17 de Fevereiro de 2015.


Padre José Robério Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário